Bem-vindo(a) à nossa página de Loteria Esportiva/Loteca. Ela ainda está em construção, então você ainda não vai encontrar aqui tudo que você quer saber (e que nós pretendemos colocar on-line).

Nossa ideia é proporcionar acesso a todos os resultados da LE/Loteca desde o primeiro teste, em 19 de abril de 1970. Os resultados dos anos de 1970 a 1975 já estão disponíveis, com todas as informações que foi possível obter.

Nosso cronograma preliminar é colocar on-line os resultados num ritmo de um ano a cada 45 dias até o ano de 2002. A partir daí a tarefa fica mais fácil, pois o site da Caixa Econômica Federal tem o registro de todos os resultados desde 18/02/2002.

Nota sobre o nome dos times

Todos os times brasileiros foram incluídos com as siglas dos respectivos estados. Assim, Flamengo RJ, e não apenas Flamengo. Os times estrangeiros foram incluídos com abreviaturas de três letras para os seus respectivos países: Barcelona ESP, Atalanta ITA, Nacional URU, etc. Abaixo uma lista dos países que já tiveram times incluídos na Loteria Esportiva, com as respectivas abreviaturas:

Alemanha ALE Argentina ARG Chile CHI Colômbia COL
Espanha ESP Equador EQU França FRA Inglaterra ING
Itália ITA México MEX Paraguai PAR Peru PER
Portugal POR Uruguai URU Venezuela VEN

Quando necessário, para distinguir times com nomes iguais, são usadas abreviaturas de quatro letras para a cidade-sede dos times: Internacional Lime SP (de Limeira), Internacional Bebe SP (de Bebedouro). Porém os times mais conhecidos são apresentados sem essa abreviatura: Fluminense NFri RJ (de Nova Friburgo), mas apenas Fluminense RJ (da cidade do Rio de Janeiro); Internacional SMar RS (de Santa Maria), mas Internacional RS. As grafias dos times brasileiros foram simplificadas (Corintians SP, e não Corinthians), a não ser quando dificultaria o reconhecimento do nome (Sport Recife PE, e não Esporte Recife). As grafias dos times estrangeiros, porém, foram mantidas como no original: Sheffield ING, Lyon FRA, Espanyol ESP, Cagliari ITA. Procuramos respeitar a forma como os times são conhecidos; assim, o Clube Atlético MIneiro é Atlético MG, mas o Grêmio Football Portoalegrense é Grêmio RS; o Clube de Regatas Brasil, de Maceió, é CRB e não Brasil.

As Seleções aparecem em caixa alta: CHINA, ESTADOS UNIDOS, FRANÇA, PERU, ZAIRE. Seleções estaduais, que apareceram em alguns testes da Loteria Esportiva, são também grafadas em caixa alta, com a identificação do país no final: DISTRITO FEDERAL BRA, SÃO PAULO BRA. O mesmo vale para seleções municipais (a Loteria esportiva incluiu alguns jogos de seleções municipais em 1970), estas com indicação do estado: NITERÓI RJ, PARACAMBI RJ, etc.

Quando necessário, está identificada a classificação etária dos times: Vasco RJ (juvenis), BRASIL (seniores). Da mesma forma no caso de partidas de futebol feminino: Ferroviária SP (feminino).